Responsabilidade social

O escritório João de Paula Arquitetura vem desenvolvendo trabalhos na área social com resultados extremamente gratificantes. Um deles é o projeto Casa das Meninas em Macapá, que tem como objetivo acolher jovens exploradas sexualmente, reintegrando-as à sociedade por meio de formação profissionalizante. Na casa, as meninas têm aulas de culinária, costura e outras atividades manuais.

O espaço projetado para a casa conta com jardins e ambientes arejados e acolhedores – tudo para que as meninas sintam vontade de estar ali. O acréscimo mais recente feito pelo escritório João de Paula Arquitetura foi o projeto de uma fábrica de pães, onde as jovens aprendem todo o processo de fabricação do pão. O lucro obtido com a venda dos produtos é reinvestido em melhorias na instituição.

O projeto é um sucesso e tem sido referência na recuperação de vítimas de abuso. Segundo a Superiora da Congregação das Discípulas de Jesus Eucarístico, muitas pessoas visitam o local para conhecer e reproduzir a proposta arquitetônica que deu certo.

Além da Casa das Meninas, o escritório João de Paula Arquitetura desenvolveu, entre os anos de 2005 e 2011, projetos para a Casa de Idosos Companhia de Maria e para o Noviciado da Companhia de Maria, em Lagoa Santa, e também para o Grupo Solidariedade em Belo Horizonte.



patterns_joaodepaula_3